quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O Micrócus

O micrócus
O micrócus é um micróbio. E como tal não o poderemos ver, a não ser, é claro, por um microscópio. Ele, porém, dificilmente é visto, mesmo através de tal aparelho, pois sua timidez não tem limite. Detesta aparecer. Quando empurramos à força, ele fica vermelho e nunca nos olha no rosto. Sua função é trazer até nós uma doença fatal: a microcunésia!!! Pois se ele nos espeta com aquela setinha que carrea na mão, o resultado é terrível, se bem que ninguém saiba exatamente o que é, pois nunca ninguém foi espetado.
Extremamente delicado e atencioso com todos, ele tem seus aposentos nas proximidade do Cerebellum, num quartinho por demais confortável, graciosamente florido, com as flores dispostas com notável bom gosto pelo quarto, em belos vasos sanguíneos. Nesse mesmo quarto, ele arrisca de vez em quando pintar um quadro e, sem nenhuma pretensão, pinta lindos motivos florais de cativante frescura.
Podemos até visita-lo depois de seu expediente, quando seremos acolhidos com um lanche apetitoso. Se ele não conversa muito, por causa da sua timidez, escuta maravilhosamente – e, principalmente, acredita em tudo o que a gente fala e adoram as nossas piadas.
Certa vez, um micrócus se apaixonou por um anticorpo que era freira. Desse amor impossível resultou a desgraça dos dois. Ela, por sua heresia, foi queimada viva numa úlcera transformando-se em santa e indo para o céu da boca. Ele foi condenado a passar o resto da vida numa prisão de ventre.
Mas o micrócus mas célebre foi um que conseguiu escalar um homem de dois metros, dos pés à cabeça, em três horas apenas; lá chegando, hasteou, altiva, a bandeira da sua espécie, imortalizando-a para todo o sempre.
(Tacus A criação das criaturas, Ed. Vanguarda, S.P. , 1977, p.33 (c) Dionísio Jacob, com autorização da edições SM)

redimensionando o texto de Dooling e Landman

Refere-se as mudanças que Colombo encontraria nas Américas, sendo que as três irmãs são: Santa Maria, Pinta e Nina.
As dimensões citadas é a constituição de relevos do continente americano.
As gemas as riquezas.
Criaturas aladas - passaros
Grande herói- Cristovão Colombo

Texto de Dooling e Landman - Nosso herói desafiou valentemente todos os risos desdenhosos que tentaram dissuadi-lo de seu plano. "Os olhos enganam", disse ele, "um ovo, e não uma mesa, tipifica corretamente esse planeta inexplorado."

Senso comum

Conhecimento construido pela prática, intuição, supertições e crendices, sem realmente ter o dominio cientifico do que realmente seja.

Resumo

O Universo é incognoscível, absolutamente imune a qualquer tentativa de pleno conhecimento por parte do homem. Nesse nível, se não podemos compreender um grão de sal, muito menos o Universo.

Fazer cientifico

Carl Edward Sagan pode definir o fazer cientifico como o pensar sobre algo. onde análises do mundo são feitas de modo crítico propiciando tentativas de explicações para as idéias criadas a partir da imaginação/questionamentos humanos.

Leitura e a escrita devem merecer atenção de todas as disciplinas - 3°

Nós enquanto docentes acreditamos que sim, pois a leitura e a escrita complementam. É através da leitura e escrita que a competência leitora é apreendida pelos que vivenciam este processo. Dessa forma cabe a todos os componentes trabalharem os diferentes tipos de generos, para proporcionar aos educando recursos que inserem no mundo da leitura e escrita de modo mais crítico.
Através do uso de recursos audivisuais, estratégias que despertem a construir sua capacidade leitora, dando condições para tornar critico.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Generalizações parciais, seleção e síntese

1-10-11-14-7-9-15-2-6-3-8-12-13-4-5

Mural da Ciência

Ciências da natureza , matematica e suas tecnologias - Ciências
Linguagem e códigos, suas tecnologias - Artes
Ciências- não pode e não produz uma verdade absoluta e inquestionável. Testa hipotese sobre alguns aspectos do mundo físico e quando necessário a revisa ou substitui à luz de novas observações.
Artes - é o estudo da ação humana ao longo do tempo através concomitantemente do estudo dos processos e dos eventos ocorridos no passado.
Característica própria
Busca de explicação sistematizadas e não dogmáticas sobre fenomenos e formulações das leis que os regem.

Tarefa

1- Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na Web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas? Justifique.
R: Muitas das atividades realizadas nesta unidade foram contemplados no meu ponto de vista. No inicio nós professores, que não somos da área tivemos muitas dificuldades em realizar as atividades, através do apoio da escola D. Ophélia e os professores da língua portuguesa que orientaram na realização das mesmas.
O fórum de debate contribuiu para esclarecer muitas dúvidas e nortear para diversas práticas pedagógicas.

2-O que você tem a dizer sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
R: Isso veio ajudar a enriquecer nas nossas práticas em sala de aula, independente da área do conhecimento, a leitura e escrita estão presentes a todo momento, e precisam ser exploradas para total aproveitamento dos conteúdos trabalhados.
Também, através da troca de experiências entre os envolvidos conseguimos visualizar coisas que pensávamos ser de um jeito e que poderiam ser vistas de outra forma de aplicação.

3-Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
R: Em primeiro lugar, nem sabíamos como montar um blog, portanto foi um grande avanço para nosso aperfeiçoamento profissional.
Em segundo lugar, a nossa experiência com relação à criação, à produção e à interação no blog foi muito proveitosa, pois aprendemos a utilizar mais esta ferramenta que será de grande auxilio para incremento do ensino-aprendizagem.

4- Ocorreram mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
R: Claro que sim, muitas mudanças de conceito foram estabelecidos.
Com relação aos diferentes gêneros discursivos, conseguimos associar a nomenclatura ao tipo de texto.
Já em relação a capacidade de leitura e escrita, estamos conseguindo entender e diferenciar as diversas habilidades e competências que podem ser exploradas nos diversos tipos de textos.

5-Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
R: Quando o professor coloca o aluno em contato com vários tipos de gêneros, seu leque de conhecimento fica amplo, sendo que se identifica mais ou menos com algum tipo e isso facilita sua compreensão.
O trabalho com gêneros coloca o aluno frente à várias realidades e opiniões, diversificando sua definição textual.

6- Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
R:Antes de introduzir um conteúdo novo, fazemos uma retomada relacionando com o cotidiano, visando a socialização desses conhecimentos. (ativação de conhecimentos prévios).
A partir do reconhecimento prévio ou de uma informação explicita do professor de que se trata de um exemplar de um gênero, incitar o aluno a antecipar elementos e conteúdos do texto a ser lido.(antecipação ou predição de conteúdos – levantamento de hipótese)
Utilizando para isso a leitura de jornais, livros didáticos e paradidáticos; história em quadrinhos e leituras de obras de artes, sendo que a partir dessas atividades estimularão os alunos a comparar informações do texto com outras presentes em diferentes textos favorecendo a percepção de relação de intertextualidade ou até mesmo de inter discursividade, ampliando a compreensão e estimulando a leitura critica.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Proposta e capacidade de leitura

Proposta A
Contemplar a capacidade de localização e/ou copia de informação.
Em função dos objetivos da leitura, alguma atividades devem favorecer a localização de informações cruciais do texto por meio de perguntas que dirigem o olhar do aluno para tais aspectos.
Procedimentos tais como sublinhar, copiar e iluminar informações relevantes devem ser estimuladas para auxiliar o aluno a buscar passagens essenciais e abondonar informações periféricas.
Comparar informações
Durante a leitura do texto, algumas perguntas ou discussões coletivas podem estimular o aluno a comparar/contratar informações presentes no próprio texto de modo a auxilia-lo.
Proposta B
Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos ( levantamento de hipoteses).
Checagem de hipotese
Comparação de hipotese
Produção de inferências locais
Produção de inferencias globais
Recuperação do contexto de produção do texto
Percepção de relação de intertextualidade
Percepção de relação de interdiscursividade

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Objetivos de Leitura

Os objetivos de leitura interferem na forma de ler o texto.
Adiantar para os alunos o objetivo da atividade de leitura que irão realizar é algo que pode ajuda-lo em seu processo de compreensão.
Compartilhar com os alunos os objetivos das atividades a serem realizadas é algo que pode ajudar a conferir sentido às tarefas escolares.

Generos que circulam em sua área de conhecimento

Nas disciplinas de Ciencias e Artes trabalhamos com artigo de opinião, genero de divulgação cientifica,informativo, gráfico, ensaio, pesquisa, artes visuais,texto literário(quadrinhos), teatro, dança e musica.
Em alguns generos os alunos sentem dificuldades, sendo maior a dificuldade em expressar suas hipoteses e conclusões de forma escrita, dificuldades de organizar o texto devido ao desconhecimento do próprio gênero, suas particularidades, seus estilos, formas e vocabularios.
Distinguir com clareza os diversos gêneros textuais, habito de leitura pouco sistematizado entre os alunos.

Capacidades, texto Roxane Rojo

Capacidades de compreensão- Ativação do conhecimento prévio - fazer perguntas sobre o assunto, visando garantir a socialização desses conhecimentos, o professor deve antecipar esse conteúdo.
Desenvolver interpretação integrando o texto e o material gráfico.
Compreender a informação contida no texto.
comparação de informação - Durante a leitura do texto, algumas perguntas ou discussões coletivas podem estimular o aluno a comparar/ contrastar informações presentes no próprio texto de modo a auxiliá-lo, por exemplo, na identificação da tese, de argumentos, do conflito central, na realização de resumos etc.
Produção de inferencias globais- Perguntas ou discussões podem favorecer que o aluno perceba o que não está dito explicitamente no texto, mas está pressuposto ou insinuado e deve ser inferido para que a compreensão se efetive.
Percepção de relações de intertextualidade - Quanto maior é o número de relações que o leitor estabelce entre o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu etc. sobre o mesmo tema, mais efetivo é o diálogo que ele trava com o texto.

Opinião sobre ler e escrever um compromisso de todas as áreas

Todas as áreas precisam desenvolver essas competencias leitoras, na construção da autonomia.
Podemos utilizar diversas formas para desenvolver as capacidades, através de um texto informativo, texto de gráfico, narrativo ( contos), texto instrucional, literário ( quadrinhos), publicitário, texto de imprensa , divulgação cientifica, etc.
A leitura remete a diferentes fontes de conhecimentos, portanto são tarefas de todas as áreas.
Portanto, estudar é ler e escrever, é fazer do aluno um agente, ensinar a reconhecer em diferentes projetos sociais e ajudar a construir sua trajetoria a partir destes referenciais.
É fazer com que entenda o mundo, a sociedade em que vive, tendo um posicionamento critico em relação as desigualdades socioespaciais.

Texto e leitura

Todo enunciado que possui sentido é um texto.
Por exemplo a palavra lixo na lousa não tem sentido de texto, mas se estiver escrito na lata esta contextualizado.


Do que depende a compreensão de um texto?
Depende do autor, do interlocutor e todo contexto utilizado na produção.