RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Em nosso mundo contemporâneo, cuja composição se dá pela chamada sociedade da informação, estamos cada vez mais buscando novos conhecimentos para nos adequar a este contexto, objetivando puramente a realização pessoal ou visando melhores oportunidades no competitivo mercado de trabalho. Há defensores da idéia de que há necessidade de especialização em certas áreas como um diferencial para o mercado; porém, não podemos nos alienar frente aos conhecimentos que estão diretamente relacionados com o que buscamos, cujos conteúdos fornecem dados que facilitarão nossa adaptação a novos ambientes. A interdisciplinaridade, como referimos, corresponde a toda atividade vivenciada a partir de diferentes enfoques; abarca um determinado fenômeno que deve ser estudado por vários e diferentes ramos de conhecimento, focando-o como um todo, ou seja, é a integração de diversos conteúdos que se convergem para certo objetivo específico. No momento em que estamos dedicando a maior partes de nosso tempo aos estudos, têm oportunidade de envolvermo-nos em meios que não estão diretamente relacionados com a carreira profissional que escolhemos. Além de estarmos ampliando o nosso leque cultural, estamos agregando conhecimentos que servirão de apoio, ou até mesma orientação, em nossa futura profissão. Porém, ampliando nossa visão, o que poder-se-ia dizer de liderança, recursos humanos, comunicação, trabalho em equipe, administração de estoque de medicamentos, planejamento, organização, direção e controle?
Em qual das duas disciplinas que esses itens estão relacionados?
No início de nossa participação nesse projeto foram desenvolvidos programas de estudos sobre motivação, liderança, comportamento humano no trabalho, gestão hospitalar, recursos humanos, gerenciamento, inovação, terceiro setor, comunicação, burocracia, entre outros, relacionados à enfermagem e à administração, tendo como objetivo aprofundar conhecimento sobre a inter-relação existente entre ambas as áreas, redundando no desenvolvimento de um trabalho científico. O trabalho desenvolvido(6), abordou uma experiência administrativa realizada em um hospital psiquiátrico.
Ainda como estagiário do referido hospital desenvolvemos as seguintes atividades: a)administrativas – vinculadas à organização, métodos e informatização dos processos de trabalho, com a criação de um novo organograma; b) de cunho financeiro - reestruturação contábil e renegociação de dívidas anteriores; c) marketing - divulgação da instituição através de revistas, jornais, televisão, simpósio de iniciação científica, etc; e d) de recursos humanos - legalização de toda parte de pessoal, planejamento de recursos humanos, descrição de cargos e funções e interação da administração com todos os setores do hospital. O trabalho na área de recursos humanos foi o que mais obteve benefícios oriundos da interdisciplinaridade.
Atuamos como monitor social e interprete, oferecendo apoio logístico.
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Queridas: a atvidade de escrita de g~enero era sobre a a seqüência de fatos apresentada.Vocês introduziram uma boa pesquisa. Aguardo as demais atividades. beijocas.
desculpe mas naum me ajudou com a minha pesquisa??
Postar um comentário