terça-feira, 20 de novembro de 2007

Analise da proposta de atividade de leitura e escrita

A lenda da chuva

Os dedos das mãos e dos pés de cem guerreiros são pouco pra mostrar há quantas luas se passou o que vou contar, na beira deste fogo.
Tempo. Muito tempo mesmo.
Naquele tempo, começo do mundo, não tinha chuva. Era só dia e noite, sol e lua e nada mais. Não tinha bichos, não tinha planta, não tinha árvore, não tinha verde. Só pedras grandes e rios grandes, no meio das pedras. Nada mais.
Os homens só comiam os peixes dos rios, que eram muitos. Mas,se não comiam peixe, morriam de fome porque não tinha outra coisa não.
E os peixes então pularam muito alto e descobriram que no céu tinha água também, nas nuvens grandes. Então eles pularam mais alto ainda e fugiram para as nuvens e foram viver nas águas que moravam no céu.
E os homens, que não tinham mais peixe para comer, começaram a morrer de fome na terra inteira, em cima das pedras, na beira dos rios vazios de peixe.
Os peixes olharam lá do céu e viram os homens morrendo e chorando, todos com fome. E eles ficaram com pena dos homens e começaram a chorar. As lágrimas dos peixes aumentaram muito as águas do céu e o céu não pode mais segurar as águas. Então as águas do céu caíram em forma de chuva, que molhou as pedras, que se desmancharam em terra, e as plantas nasceram para dar comida aos homens.
Mas os peixes sentiram saudade dos rios e começaram a pular de volta para a terra. Os que caíram nos rios continuaram peixes. Os que caíram fora dos rios viraram animais e pássaros.
E os homens, que tinham agora o que comer, juraram que só pescariam, só caçariam e só tirariam das árvores o necessário para não morrer de fome. Por este respeito que os homens têm pelos rios, pelos animais e pelas florestas, é que o mundo existe até hoje, pois, enquanto o homem não matar a Natureza, a Natureza não vai deixar o homem morrer de fome.

(conforme relato verbal do índio Puhuy Maxacali, ouvido e transcrito por Luiz Carlos Lemos)

Proposta
Antes da leitura do texto propriamente dito, retomar conteúdos relacionados,fazer perguntas sobre o assunto, visando garantir a socialização desses conhecimetnos.
A classe foi dividida em grupos, de modo que cada grupo investigue um aspecto. Os temas são:
A explicação cientifica da chuva
A lenda atribui a origem da chuva. Segundo a lenda como surgiram os animais.
Com a lenda da chuva, o que se pretende ensinar?
Cada grupo deverá pesquisar e relatar fatos referentes ao tema e comentar a diferença entre o pensamento mítico e o cientifico.
Socializar a pesquisa em forma de fórum.

Capacidades de leitura e de procedimentos que visam desenvolver essas capacidades.
Ativação do conhecimento prévio
Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos.
Checagem de hipótese
Localização e/ ou cópia de informações
Comparação de informação
Recuperação do contexto de produção do texto
Definição de finalidades e metas da atividade de leitura
Percepção de intertextualidade

Um comentário:

Tamara disse...

Professoras, parabéns pela participação e pelo empenho durante o curso. Vocês se mostraram comprometidas e esforçadas. Esperamos vocês no próximo módulo. Abs, Cid e Tamar.