Capacidades de compreensão- Ativação do conhecimento prévio - fazer perguntas sobre o assunto, visando garantir a socialização desses conhecimentos, o professor deve antecipar esse conteúdo.
Desenvolver interpretação integrando o texto e o material gráfico.
Compreender a informação contida no texto.
comparação de informação - Durante a leitura do texto, algumas perguntas ou discussões coletivas podem estimular o aluno a comparar/ contrastar informações presentes no próprio texto de modo a auxiliá-lo, por exemplo, na identificação da tese, de argumentos, do conflito central, na realização de resumos etc.
Produção de inferencias globais- Perguntas ou discussões podem favorecer que o aluno perceba o que não está dito explicitamente no texto, mas está pressuposto ou insinuado e deve ser inferido para que a compreensão se efetive.
Percepção de relações de intertextualidade - Quanto maior é o número de relações que o leitor estabelce entre o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu etc. sobre o mesmo tema, mais efetivo é o diálogo que ele trava com o texto.
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Beocriz e Rosely, que bom que não desistiram do curso, mesmo com dificuldades continuaram, e hoje percebe-se como vocês estão escrevendo e registrando bem. Parabéns. Um abraço. Maria Aparecida R.N.aLCANTARA.
Postar um comentário