quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Tarefa

1- Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na Web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas? Justifique.
R: Muitas das atividades realizadas nesta unidade foram contemplados no meu ponto de vista. No inicio nós professores, que não somos da área tivemos muitas dificuldades em realizar as atividades, através do apoio da escola D. Ophélia e os professores da língua portuguesa que orientaram na realização das mesmas.
O fórum de debate contribuiu para esclarecer muitas dúvidas e nortear para diversas práticas pedagógicas.

2-O que você tem a dizer sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
R: Isso veio ajudar a enriquecer nas nossas práticas em sala de aula, independente da área do conhecimento, a leitura e escrita estão presentes a todo momento, e precisam ser exploradas para total aproveitamento dos conteúdos trabalhados.
Também, através da troca de experiências entre os envolvidos conseguimos visualizar coisas que pensávamos ser de um jeito e que poderiam ser vistas de outra forma de aplicação.

3-Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
R: Em primeiro lugar, nem sabíamos como montar um blog, portanto foi um grande avanço para nosso aperfeiçoamento profissional.
Em segundo lugar, a nossa experiência com relação à criação, à produção e à interação no blog foi muito proveitosa, pois aprendemos a utilizar mais esta ferramenta que será de grande auxilio para incremento do ensino-aprendizagem.

4- Ocorreram mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
R: Claro que sim, muitas mudanças de conceito foram estabelecidos.
Com relação aos diferentes gêneros discursivos, conseguimos associar a nomenclatura ao tipo de texto.
Já em relação a capacidade de leitura e escrita, estamos conseguindo entender e diferenciar as diversas habilidades e competências que podem ser exploradas nos diversos tipos de textos.

5-Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
R: Quando o professor coloca o aluno em contato com vários tipos de gêneros, seu leque de conhecimento fica amplo, sendo que se identifica mais ou menos com algum tipo e isso facilita sua compreensão.
O trabalho com gêneros coloca o aluno frente à várias realidades e opiniões, diversificando sua definição textual.

6- Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
R:Antes de introduzir um conteúdo novo, fazemos uma retomada relacionando com o cotidiano, visando a socialização desses conhecimentos. (ativação de conhecimentos prévios).
A partir do reconhecimento prévio ou de uma informação explicita do professor de que se trata de um exemplar de um gênero, incitar o aluno a antecipar elementos e conteúdos do texto a ser lido.(antecipação ou predição de conteúdos – levantamento de hipótese)
Utilizando para isso a leitura de jornais, livros didáticos e paradidáticos; história em quadrinhos e leituras de obras de artes, sendo que a partir dessas atividades estimularão os alunos a comparar informações do texto com outras presentes em diferentes textos favorecendo a percepção de relação de intertextualidade ou até mesmo de inter discursividade, ampliando a compreensão e estimulando a leitura critica.

Nenhum comentário: